SOBRE O CURSO
O MBA em Marketing Político e Campanhas Eleitorais EAD ECA-USP foi criado para capacitar profissionais a enfrentar os desafios da comunicação política e eleitoral em um cenário em constante evolução. O curso é estruturado em três grandes áreas: Planejamento Estratégico, Comunicação Política e Gestão de Crises.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Início: 13/05/2024
Reconhecimento MEC: Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária: 400 Horas (20 meses)
Dias das Aulas: Terças e Quintas
Horário: 19:00 às 22:30
Modalidade: EAD (Aulas ao Vivo 2x Semana)
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 95,00 (Taxa de Inscrição) + 20x R$ 548,00 (Mensalidades)
O programa oferece uma visão completa das etapas que envolvem o planejamento e a execução de campanhas eleitorais, desde a análise do cenário político e a elaboração de estratégias de engajamento até a utilização de ferramentas digitais e o gerenciamento de crises. Durante o curso, os alunos explorarão técnicas avançadas de comunicação, práticas de gestão de imagem pública e métodos de análise de opinião pública, com aplicação imediata no mercado.
O curso se destaca por sua abordagem interdisciplinar, tratando o marketing político não apenas como um conjunto de técnicas para campanhas eleitorais, mas como uma ferramenta estratégica para compreender comportamentos, moldar percepções e promover a cidadania. Ele capacita os profissionais a atuar com excelência e inovação em um setor onde a comunicação é decisiva para o sucesso.
DIFERENCIAIS
1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 2 vezes por semana, às Terças e Quintas, das 19h às 22:30h.
3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.
7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuemreconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.
DISCIPLINAS
Análise do discurso político
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: O discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda política. Posicionamento ideológico e os tipos de ethos políticos. Discurso e propaganda e suas interdiscursividades. Análise de campanhas. O verbal e não-verbal: articulações publicitárias. Mídia, propaganda, circulação e recepção.
Assessoria de imprensa para políticos e candidatos
Ministrante: Marcelo Augusto Favalli
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina será apoiada em alicerces teóricos, porém com apresentação de recursos que munam os alunos a lidarem com a realidade das redações e o contato direto com a mídia, que hoje vai além das tradicionais redações. As aulas irão explorar, por exemplo, a conexão com influenciadores e todo tipo de formador de opinião nas mídias sociais, uma vez que a era digital se tornou um terreno no qual reputações são alavancadas ou arruinadas. Serão três aulas, com quatro horas cada, divididas da seguinte forma: 1) Construção do Discurso; 2) Mídias sociais e os impactos nas reputações; 3) Enfrentando a mídia.
Big data e data science marketing
Ministrante :Alan César Belo Angeluci
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Esta disciplina explora os fundamentos do Big Data e Data Science aplicados ao contexto de marketing e comunicação. Os tópicos incluem fontes de dados relevantes, técnicas de análise de dados para marketing, personalização de estratégias, análise de sentimentos e métricas de desempenho. Espera?se que os alunos identifiquem práticas para coletar, analisar e aplicar dados de forma eficaz na criação de estratégias de marketing baseadas em insights e resultados mensuráveis.
Branding e Construção de Marca
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Resgate histórico da construção de marcas. Análise do impacto de marcas sobre eventos – megaeventos e eventos proprietários. Gestão de marcas com vistas à construção de reputação e de maximização de resultados. Estudo das marcas.
Campanhas Eleitorais e Interdiscursividade
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Heterogeneidade, intertextualidade e interdiscursividade: aplicações ao discurso político. Identidade e alteridade – demarcações e interinfluências. A interincompreensão como estratégia discursiva. Incorporação do discurso do outro: citação e alusão. Relações entre discurso político, discurso jornalístico e discurso das redes sociais digitais. Discurso político e discurso técnico-científico: o discurso de autoridade. A expectativa social como discurso e a construção retórica da “tranqüilização”. Discurso político e discurso publicitário: inter-relações nas campanhas eleitorais.
Cerimonial e Protocolo Públicos
Ministrante: Vânia Penafieri de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina aborda as regras protocolares previstas em eventos públicos e privadas, bem como suas aplicações práticas. Conceitos de cerimonial público (Decreto 70.274), os símbolos nacionais (Lei 5.700), a etiqueta como cerimonial de conduta e sua contribuição para eventos sociais e corporativos.
Combate à desinformação e fact checking
Ministrante: Bárbara Pereira Libório
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem do fenômeno da desinformação na era digital, explorando suas origens e dinâmicas atuais, bem como os métodos do fact-checking e seu impacto nas estratégias de marketing político. O objetivo é capacitar alunos a promover uma comunicação ética e responsável no contexto político, refletindo sobre o desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes para combater a desinformação em campanhas políticas.
Competências em imagem pública: verbo-gestualidade
Ministrante: Júlio César Barbosa
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A abordagem se inicia pela discussão da Cultura, identidade e imagem na construção da retórica do indivíduo. Da retórica a oratória como construir reputação, verdades e disrupturas. Além de trabalhar aspectos da construção da imagem a partir do gesto, do vestuário, e do visagismo. Outro fator importante são as competências necessárias ao homem líder e a comunicação assertiva.
Comunicação Digital na Política
Ministrante: Daniel Dubosselard Zimmermann
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Evolução da comunicação digital e as relações com instituições, espaços públicos, fenômenos e atores da política. O processo democrático na perspectiva digital. Comunicação digital, práticas e discursos políticos, opinião pública e comportamento eleitoral. Mensuração da comunicação no âmbito da política.
Estratégias de Comunicação Visual na Política
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina acontece em três momentos: Na aula 1 são apresentados conceitos de Comunicação Visual e do Design, como estratégia de marketing, de uma forma genérica. Serão definidos os diversos termos adotados na área. Na sequência, serão observadas e analisadas as aplicações dos conceitos vistos, nas marcas do cenário político nacional e no internacional. Na aula 2, após breve discurso sobre o Marketing Pessoal, serão analisadas peças de comunicação em diferentes mídias, que objetivam a construção de uma Identidade Visual Pessoal. Na sequência, alunos serão convidados a apresentarem, na terceira aula, propostas de Identidade Visual na área objeto do curso. Na aula 3, os alunos que se mostraram interessados em apresentar um trabalho, terão um tempo definido para essa apresentação. Finalizada cada apresentação, o espaço fica aberto para debate de todos. Finalizando sempre com o parecer do professor.
Gestão de Riscos e Crises em Comunicação
Ministrante: Sérgio José Andreucci Junior
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina coloca em destaque a evolução e os conceitos de Relações Públicas e o seu diálogo com o dia a dia do ambiente Político e do Marketing Político, tendo como objetivo entender os processos de Relações Públicas para a gestão de riscos e crises em comunicação. O mapeamento para gestão de riscos, conceito de comunicação de risco, matriz de probabilidades de riscos e as ações de gestão para o contingenciamento de crises. Planos de comunicação aplicados, novas metodologias de assessoramento para a prevenção de crises dentro do mercado político nacional.
Legislação e Ética Eleitoral
Ministrante: Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina objetiva apresentar um panorama dos principais institutos do Direito Eleitoral, a partir dos ditames fundamentais previstos no Texto Constitucional brasileiro, bem como em sintonia com a arquitetura normativa contemporânea vigente. Serão contemplados os estudos dos direitos políticos, das iniciativas de participação de atuação democrática nas eleições, entre elas, as de caráter direto e indireto. O funcionamento da Justiça Eleitoral, com ênfase no processo eleitoral, partidos políticos, entre outros, serão objeto de análises à luz da deontologia e da ética eleitoral focada em ambiências comprometidas com a transparência e o compliance no estado democrático de Direito.
Lobby e Instrumentos de Pressão
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Os conteúdos principais desta disciplina são conceitos de grupos de interesse, grupos de pressão, lobbying e advocacy; a relação entre os grupos de interesse que fazem lobbying e outras organizações políticas (partidos políticos e movimentos sociais);panorama teórico e empírico dos estudos sobre lobbying; o debate sobre influência do lobbying e sua mensuração.
Marketing e Comunicação Integrada
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Estudo dos modelos de marketing. Utilização de marketing em projetos digitais, sociais, culturais e políticos. Análise de aplicação de estratégias de marketing em campanhas eleitorais. Estratégias de maximização de comunicação de marketing – publicidade, propaganda e relações públicas.
Media training: formação de porta-voz
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceito e formação de porta-voz. Casos exemplares e negativos de exercício de porta-voz. Atividades formativas para construção de estratégias de oradores no campo político. Discursos, spin doctor, métodos de apresentação. Imagem, oralidade e reputação.
Mentoria: Diálogos com o Mercado
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 24 Horas
Ementa: Identificação de tendências e práticas no ambiente da comunicação político-eleitoral, interações com profissionais atuantes nas diversas áreas de campanhas, construção de perfis de candidatos e estratégias políticas.
Metodologia e Pesquisa Científica
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução ao Planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração de monografias e textos
científicos.
Opinião Pública
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Histórico da opinião pública: conceitos e teorias. Gestão de relacionamento com públicos, análise de multidões e massa. Teorias contemporâneas de formação de opinião pública em ambientes analógicos e digitais.
Pesquisas de Opinião
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Pretende-se fornecer um panorama sobre a pesquisa de opinião e de mercado e sua contribuição estratégica para diferentes negócios, analisar os diferentes tipos de pesquisa quantitativa e qualitativa utilizados na tomada de decisão para eventos, possibilitar conhecimento abrangente sobre todos os passos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas de dados primários.
Planejamento Estratégico em Campanhas Eleitorais
Ministrante: Roberto Gondo Macedo
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Apresentar e debater os principais elementos que norteiam o desenvolvimento de Planejamentos Estratégicos sustentáveis, para implantação de projetos estruturados e consolidados nas organizações. Em especial, com especificidades inerentes ao âmbito eleitoral, com foco em alinhamento e orquestração de fases estratégicas de campanhas, nas mais distintas esferas de poder, sob a égide dos pleitos para o Executivo e Legislativo brasileiro.
Política e Partidos no Brasil: história e estrutura
Ministrante: Kleber Nogueira Carrilho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem da história e da estrutura dos partidos políticos no Brasil, com destaque para a influência de eventos históricos e lideranças, além das mudanças na legislação eleitoral e partidária ao longo do tempo, bem como as principais ideologias e correntes de pensamento presentes na cena política brasileira. O objetivo é contribuir com os alunos na compreensão da complexa paisagem política do Brasil, suas raízes históricas e as implicações para o cenário contemporâneo, contribuindo para uma análise crítica da política nacional.
Política e Partidos no mundo: principais destaques
Ministrante: Kleber Nogueira Carrilho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem dos principais aspectos dos movimentos e dos partidos políticos em diferentes regiões do mundo, com destaque para as tendências globais de radicalização, polarização e populismo, além da relação com o papel das mídias sociais na política internacional. O objetivo é fornecer aos alunos uma visão abrangente das dinâmicas políticas globais, com uma compreensão comparativa entre sistemas políticos e partidários.
Políticas Públicas, Sociedade e Cidadania
Ministrante: Marcelo Simões Damasceno
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina objetiva a compreensão do desenvolvimento de políticas públicas baseadas em indicadores sociais e na consulta pública como métricas para a ação governamental, além do monitoramento e controle social das mesmas. Assim, busca-se familiarizar o aluno sobre o ciclo de políticas públicas, identificação dos indicadores, formas de participação social na construção e avaliação periódica das políticas públicas.
Seminários Design Thinking
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina propõe a análise da concepção e inovação de produtos e serviços com foco em marketing político e campanhas eleitorais, o método do Design Thinking para a criação de valor, criatividade e o processo criativo, aquisição de informações, práticas de empatia junto ao público usuário, análise e adaptação das soluções ao contexto, métodos para a geração de ideias, o processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos.
Seminários Propaganda Política e Regionalidades
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Analisar o planejamento, a execução e o esforço de comunicação persuasiva de campanhas políticas. Avaliar a eficácia da propaganda política regional e local através da discussão e estudo de casos. Abordar ferramentas, novas tecnologias, recursos e legislação político-eleitoral.
Seminários Psicanálise e formação de candidatos
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceitos de psicanálise. A persona na política. Id, ego e superego: análise de postura de candidatos. Discursos e personalidades na política. Campanhas e construção de postura psicológica de candidatos. Complexo de Édipo, castração, estrutura psíquica.
Texto e Persuasão
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A persuasão é o elemento definidor de várias modalidades comunicacionais, com destaque para a publicidade comercial e a propaganda política. Nesse âmbito, o texto persuasivo revela-se instrumento da maior relevância, pela sua centralidade nos processos de convencimento e produção de sentido. Texto e persuasão se articulam de forma profunda, combinando aspectos ideológicos, estratégicos, técnicos, estéticos e linguísticos.
Think Tanks e Institutos Políticos
Ministrante: Moisés Stefano Barel
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Velhos e novos agentes políticos; Quem faz a política contemporânea; Think Tanks: o que são e para que servem; Tipologias e financiamentos dos Think Tanks; Institutos políticos e as esferas públicas; Comunicação político-eleitoral, Think Tanks e eleitores; Institutos políticos, produção informativa e disseminação ideológica; Democracia, orientação social e institutos políticos; Novos agentes políticos e redes sociais.