MBA GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA AMBIENTES CORPORATIVOS

O curso tem por principal objetivo oferecer uma formação, ao mesmo tempo reflexiva e instrumental, em nível de especialização, focada no campo da comunicação digital e das mídias interativas.


O CURSO

O uso da internet comercial no Brasil já se encaminha para mais de três décadas, e a evolução e capilaridade da rede mundial de computadores em nosso cotidiano é fato consolidado, a despeito dos conhecidos e reais aspectos socioeconômicos que geram exclusão social, informativa e comunicacional em uma significativa parcela de nossa sociedade. Tal cenário vem resultando numa contínua evolução no uso das Tic's nas diferentes atividades institucionais e organizacionais. A presença da rede é forte em diferentes ações de governo eletrônico, nas transações financeiras e bancárias, nos veículos de comunicação e entretenimento, no sistema educacional e principalmente na própria rede enquanto mídia por meio da oferta de ferramentas de expressão e opinião (blogs, wikis, etc.), compartilhamento e produção de conteúdo (YouTube, Podcats, Flickr, Inteligência Artificial, entre outros) e relacionamento comunitário (Facebook, Instagran, Tik Tok etc.). Em todo esse processo evolutivo o papel da Comunicação tornou-se central, fazendo com que os profissionais que atuam na área, buscassem ampliação de seus perfis de competências e habilidades. Ao longo dos últimos 25 anos vimos desenvolvendo na ECA-USP uma competência por meio de projetos de pesquisa acadêmica, atuação em linhas de pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu e a consequente geração de pesquisadores e profissionais com formação científica no campo da comunicação digital, além da consolidação de Grupos de Pesquisa que agregam todo este conjunto. Atualmente, podemos dizer que a ECA-USP tornou-se referência quando o tema é comunicação digital e mídias interativas por agregar nas atividades de seus pesquisadores reflexões conceituais sustentadas e também atividades aplicativas. Além disso, estabeleceram-se relações de parceria e trocas com outros grupos de pesquisa do Brasil e internacionais, que também atuam no campo da comunicação digital, potencializando o conjunto de conhecimentos que podemos disponibilizar para a sociedade. Os comunicadores e demais profissionais de mercado, como já citamos, necessitam de atualização constante no campo digital, pois é uma temática importante no exercício profissional e, ao mesmo tempo, de alta volatilidade em termos de inovação. Uma breve avaliação das ofertas existentes no campo de formação e treinamento profissional no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo, resulta uma maioria de cursos focados em temas pontuais e transitórios, de curtíssima duração, com poucas oportunidades aos participantes de refletirem sobre o significado da transformação que a Comunicação nas organizações passa. Ao apresentarmos um curso de especialização, com uma carga horária agregada ao que é essencial em nível temático, com um conteúdo que alia a competência reflexiva existente na ECA-USP a todo um conjunto instrumentalizado de práticas no campo da comunicação digital, preenchemos uma lacuna e uma real demanda com um diferencial exclusivo para o DigiCorp.

O envio da documentação obrigatória deverá ser feito, pelo portal do aluno o mais breve possível, após a realização do pagamento da taxa de matrícula de R$ 80,00. 

Abaixo a lista dos documentos obrigatórios:

1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)

ATENÇÃO: O envio da documentação obrigatória é um dos critérios de aprovação, e garante a emissão da certificação ao término do curso.

Qualquer duvida só entrar em contato com nossa equipe de atendimento: 

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CONTATO (11) 91488-4188
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QUAL CONTEÚDO?

O curso tem por principal objetivo oferecer uma formação, ao mesmo tempo reflexiva e instrumental, em nível de especialização, focada no campo da comunicação digital e das mídias interativas. O conjunto temático ora proposto pretende desenvolver nos futuros participantes competências e habilidades na compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea, nos ambientes corporativos e nos indivíduos, seja como atuantes nestes ambientes, seja como cidadãos. A partir destas percepções, o curso objetiva desenvolver habilidades no uso e na aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de comunicação das organizações em geral, como uma das possibilidades de ação integradora com as práticas mais inovadoras de comunicação e informação no atual cenário da sociedade da informação. Com isso, são objetivos pedagógicos e formadores DigiCorp:

  • Conhecer e entender a dinâmica de funcionamento da sociedade digital nesta segunda década do século 21 e seu impacto na atividade organizacional e no campo da comunicação;
  • Preparar planos de comunicação integrada com a variável digital;
  • Desenvolver ações de comunicação digital nos planos comunicacionais, publicitário e mercadológico;
  • Desenvolver projetos web sob a óptica de relacionamentos nas mídias sociais;
  • Aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos;
  • Conhecer e aplicar os preceitos da ética e da propriedade intelectual relacionados aos meios digitais;
  • Atuar no campo da comunicação digital de das mídias interativas de forma responsável e atualizada.

Aspectos de sociabilidade na contemporaneidade digitalizada

Ementa: Na contemporaneidade permeada por contextos digitais diversos, o individual e o social, o humano e o não-humano estão crescentemente imbricados em redes relacionais e sociotécnicas de ação, mediação e delegação. Atentar para as interações que perfazem estas redes nos leva a refletir sobre as características de persistência, replicabilidade, escalabilidade e buscabilidade e nas modulações nas subjetividades e nos modos de sociabilidade que elas ensejam.

Comunicação e negócios na era digital

Ementa: Alinhamento entre Estratégia de TI e Negócios. Mercado de TI. Gestão de Projetos e de Fornecedores. Projetos de CRM. Objetivo Espera-se que com essa disciplina o aluno possa: identificar a importância estratégica dos projetos de TI, contratar e gerenciar fornecedores de forma estruturada e conhecer as aplicações de Customer Relationship Management (CRM) e como elas podem impulsionar os resultados dos negócios. Conteúdos Alinhamento entre TI e Estratégia de Negócios: Visão tradicional; Visão de Porter; Integração da cadeia de valor; Impacto das novas tendências: Cauda longa; Redes sociais; Software as a service (SAAS); Mercado de TI: Empresas; Tipos; Certificações; Perfil dos profissionais; Escolha do fornecedor: Business case; Montagem da RFP; Seleção da melhor proposta; Modelos comerciais; Outsourcing; Banco de horas; Projetos; Pontos críticos: Gestão de projetos; Escopo; Definição; Mudanças; Qualidade das entregas; Prazos; Orçamento; Manutenção: Quem será responsável; Código fonte; Documentação; Negociação de conflitos; Gestão da mudança; Projetos de CRM: Ferramentas; Datawarehouse; Painel de controle - Business Intelligence; DataMining; Cases: Retenção de clientes em empresa de telecom; Prospeção de clientes em empresa de utilities; Visão 360 do cliente em companhia aérea.

Conceitos básicos de comunicação organizacional

Ementa: A disciplina trabalha os aspectos teóricos, metodológicos e aplicados do planejamento estratégico da Comunicação Organizacional. Analisa o planejamento de Relações Públicas como um processo,desenvolvido por meio de quatro etapas fundamentais: pesquisas/auditoria e construção de diagnóstico; planejamento/programação das atividades; implantação/execução; monitoramento das atividades e avaliação/mensuração de resultados. O curso estuda e avalia cases práticos de planos, projetos e programas específicos de Relações Públicas/Comunicação Organizacional, elaborando, em grupos, planos estratégicos de Comunicação para organizações em geral (privadas, públicas e do terceiro setor).

Design Thinking

Ementa: Compreensão e discussão de temas como: Design Thinking; Inovação; Pesquisa; Métodos de síntese em design.

Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais

Ementa: Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais Apresentação: Com a comunicação em rede, o planejamento de comunicação das marcas passa a ser estruturado com a correlação de variáveis como mercado, comportamento do consumidor e tecnologia da informação. Nesse contexto, emerge a necessidade de repensar o planejamento, desenvolvendo metodologias e processos adaptáveis rapidamente a contextos dinâmicos.

Ética das interações e a sociedade digital

Ementa: Partindo da discussão de autores clássicos (cínicos, hedonistas, aristotélicos, estoicos ou legalistas) e modernos (pragmáticos, deontológicos ou utilitaristas), a disciplina avalia como questões contemporâneas – como a maior transparência dos processos de gestão privada e pública em redes digitais, o empoderamento de minorias, a responsabilidade social e a sustentabilidade – devem ser discutidas focando suas fundamentações éticas.

Gestão de crises nos ambientes organizacionais e digitais

Ementa: Crises nas mídias sociais. Imagem e reputação em tempos de mídias digitais. Como gerenciar crises online. Políticas de comentários e normas de conduta em mídias sociais. Apresentar os principais conceitos de gestão organizacional. Evolução das escolas de Administração. A Administração contemporânea – tendências, planejamento e processos. Apresentar as atividades do comunicador dentro de um sistema organizacional.

Gestão simbólica dos processos comunicacionais nas sociedade em rede

Ementa: A comunicação segundo suas ferramentas e seus aportes sociais na contemporaneidade. Objetivo: Indagar criticamente conceitos e posturas teóricas disponíveis sobre o lugar das tecnologias e da comunicação social no contexto da moderna sociedade capitalista e de seus processos em mutação.

Inteligência artificial e algoritmos implicações comunicacionais

Ementa: Inteligência artificial, algoritmos, relação corpomente, máquinamente, homemmáquina. Objetivo Pensar criticamente sobre iniciativas relacionadas à inteligência artificial e suas implicações comunicacionais.

Interfaces digitais: design, estética e interações

Ementa: : A disciplina foca no olhar da estética e do design para uma leitura diferenciada dos conceitos de rede digital, compartilhamento e interação. Processos de interação e compartilhamento. Mediações.

Operações. Introdução aos Métodos Quantitativos

Ementa: Conceitos básicos de estatística com as principais ferramentas da análise exploratória de dados tendo como finalidade capacitar o aluno a utilizar o raciocínio estatístico na tomada de decisões. Jornalismo em tempos de mídias sociais Ementa: Reflexão e discussão de temas como: Jornalismo contemporâneo; narrativas jornalísticas; empresas jornalísticas, ambientes numéricos.

Metodologia da Pesquisa em Comunicação Digital I e II

Ementa: Conhecimento científico e conhecimento empírico. O processo de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. Elaboração e estruturação de trabalhos acadêmicos, especialmente monografia. A pesquisa bibliográfica e documental. Fontes. Citações e referências bibliográficas segundo as normas da ABNT.

Modelos de comunicação nas organizações

Ementa: Reflexão sobre as temáticas que permeiam o ambiente contemporâneo da relação organização e públicos. Discussão de temas como: o contexto contemporâneo da comunicação nas organizações; a relação comunicação organizacional e sociedade, gestão estratégica de relacionamentos; modelos de comunicação e aplicação para o negócio nas organizações.

Processos redacionais em tempo real – criatividade

Ementa: : Esta disciplina irá tratar de temas como: relacionamento com marcas, criatividade em plataformas digitais, identidade e comportamento da marca.

Programa, conteúdos e narrativas

Ementa: A disciplina aborda o problema da produção de conteúdos e narrativas visuais, sonoras, audiovisuais ou multimidiáticas na comunicação organizacional em mídias digitais, dentro de uma perspectiva projetual (reflexão-proposição-produção) que, enquanto programa das atividades organizacionais nestes meios, se institui como a textualidade das comunicações digitais. Ainda identificar a temática da Compreensão de temas como: storytelling; a relação entre o storytelling e a comunicação nas organizações; design de histórias.

Teorias da Comunicação – Abordagens Clássicas

Ementa: O conteúdo Programático abordará as Teorias da Comunicação e a Comunicação Digital, destacando sua epistemologia e seus paradigmas. Abordará ainda o paradigma midiológico e os estudos culturais diante o debate sobre Midiatização.

Teorias da Comunicação: Abordagens Contemporâneas

Ementa: Apresentar os principais conceitos de gestão organizacional. Evolução das escolas de Administração. A Administração contemporânea – tendências, planejamento e processos. Apresentar as atividades do comunicador dentro de um sistema organizacional.

 

PARA QUEM?

Profissionais e pesquisadores da área de Comunicação Social em todas as suas habilitações, bem como de Administração de Empresas, Ciências Sociais, Psicologia, Multimeios, Ciências da Computação e outras constituem o público-alvo do curso. 

PROF. DR. SÉRGIO BAIRON BLANCO SANT'ANNA

PROF. DR. SÉRGIO BAIRON BLANCO SANT'ANNA

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford - Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias. 

PROF. DR. Luiz Alberto Beserra de Farias

PROF. DR. Luiz Alberto Beserra de Farias

VICE-COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje - Educador do Ano "James Hefernan", em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de "Opiniões voláteis " (2019), organizador do livro "Relações Públicas Estratégicas" (Summus, 2011). Autor de "A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras. 

PROFA. DRA. Amanda Chevtchouk Jurno

PROFA. DRA. Amanda Chevtchouk Jurno

Professora USP

Doutora e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Bacharel em Comunicação com ênfase em Jornalismo pela mesma universidade. No doutorado, analisou o processo de "plataformização" do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. No mestrado, analisou a formação de redes textuais no ?Feed de Notícias? (FN) do Facebook a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos. Atua como professora em cursos de especialização lato sensu - como na Faculdade Cásper Líbero e no Digicorp-USP - principalmente em disciplinas ligadas à pesquisa científica e ao pensamento crítico sobre as tecnologias. Trabalha com o grupo Wiki Movimento Brasil (WMB) que visa organizar a comunidade brasileira e a promoção e participação em projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. No WMB ocupa o cargo de Production Manager do WikidataCon 2021 - um evento focado na comunidade Wikidata. É pesquisadora membro do grupo R-EST ? estudos redes sociotécnicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFMG, que reúne pesquisadores interessados nas interfaces entre os estudos de mídia e de internet e os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS). Também é pesquisadora do Grupo de Artes e Inteligência Artificial (GAIA) vinculado ao C4AI / Inova USP, com pesquisadores de diferentes áreas que trabalham na construção de métodos democráticos, artísticos e experimentais no campo da programação, aprendizado de máquina e Inteligências Artificiais. Seus principais referenciais teóricos são vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. Os trabalhos acadêmicos da pesquisadora podem ser encontrados no Academia.edu: amandachevtchoukjurno.academia.edu. Além da produção acadêmica, possui experiência de trabalho no mercado jornalístico e comunicacional especialmente ligada à divulgação e ao jornalismo científico 

PROF. DR. BENNY KRAMER COSTA

PROF. DR. BENNY KRAMER COSTA

Professor USP

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia - RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] - Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] - Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] - Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

PROFA. DRA. Bianca Marder Dreyer

PROFA. DRA. Bianca Marder Dreyer

Professora USP

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela mesma Instituição. Professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero. Integra o COM+ (grupo de pesquisa em comunicação e mídias digitais). Ministra aulas em cursos de pós-graduação em comunicação. Tem mais de 10 anos de experiência profissional adquirida em empresas nacionais e multinacionais. É autora do livro: Relações públicas na contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias? e de artigos publicados em anais de congressos, revistas científicas, capítulos de livros e e-books.

PROFA. DRA. Carolina Frazon Terra

PROFA. DRA. Carolina Frazon Terra

Professora USP

Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Rel. Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente consultora de mídias sociais e professora para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e da pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital, da ECA/USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional e comunicação digital. É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros "Mídias Sociais...e agora?" e "Blogs Corporativos - modismo ou tendência?", ambos pela Difusão Editora em coedicação com a Editora Senac Rio.

PROF. MS. Edson Rossi

PROF. MS. Edson Rossi

Professor USP

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2014), graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1987), máster em Jornalismo pelo Instituto de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra/Espanha (2003). Professor desde 1997. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (desde 2008), nos cursos de Mídias Digitais, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, na Faculdade Cásper Líbero (desde 2019), na pós-graduação, no curso Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade, e da pósgraduação da Universidade de São Paulo (USP-DigiCorp), no curso de Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos. No jornalismo e produção de conteúdo, atua há mais de 35 anos, desde 1986, em diversas áreas: jornais, revistas e veículos digitais nos mais diversos segmentos. Atualmente, ´redator-chefe da revista semanal de Economia Isto É Dinheiro. Por 18 anos trabalhou no Grupo Abril. Participou de coberturas internacionais, como a Copa do Mundo da Fifa, em 1994, nos Estados Unidos. Por oito anos ocupou cargos de direção dos veículos Ação Games (games-adolescentes), Elle (fashion-feminino), Contigo (celebridades) e Vip (revista masculina), tendo lançando as revistas Fut (futebol internacional) e Riders (masculina). Foi diretor de conteúdo do portal digital Terra (2008-2010), onde comandou 140 jornalistas, e do veículo de mídia digital Elemidia (2011-2015), onde também foi diretor de marketing. Como consultor de conteúdo foi responsável por um hub de gerenciamento de comunicação interna, na Wide Digital, para mais de 50 empresas. 

PROF. DR. Ivan Paganotti

PROF. DR. Ivan Paganotti

Professor USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2010), foi graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal), sob orientação da Profa. Dra. Helena Sousa, em 2014. Docente e pesquisador (com projeto financiado pela Fapesp) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil. Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Foi professor (2018-2020) e coordenador (2020) do Mestrado Profissional em Jornalismo da FIAM-FAAM, além de docente da graduação em Jornalismo (2018-2020) e coordenador dos cursos de comunicação na pós-graduação lato sensu da FIAM-FAAM (2020). Ex-repórter freelancer da Editora Abril, tem experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e em vídeo, com temática social e econômica. Sua pesquisa atual envolve: fake news, pós-verdade, censura, liberdade de expressão, de imprensa e direito à informação, regulação de meios de comunicação, classificação indicativa, redemocratização, análise de discurso crítica, identidade nacional, estereótipos, narrativa jornalística e produção de correspondentes internacionais. 

PROF. DR. Luís Mauro Sá Martino

PROF. DR. Luís Mauro Sá Martino

Professor USP

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, aonde leciona na Graduação em Jornalismo e edita a Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compôs (2015- 2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP), Comunicação Midiática (Unesp) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor, entre outros, dos livros "Teoria das Mídias Digitais" (Vozes, 2014), "Mídia, Religião e Sociedade" (Paulus, 2016), "The Mediatization of Religion" (Routledge, 2013), "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009), "Comunicação e Identidade" (Paulus, 2010) e "O habitus na Comunicação" (Paulus, 2003). 

PROFA. DRA. MARIA CLOTILDE PEREZ RODRIGUES

PROFA. DRA. MARIA CLOTILDE PEREZ RODRIGUES

Professora USP

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP - Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC - Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp - Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR - Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS - Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence - Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing - Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

PROF. DR MAURO WILTON DE SOUZA

PROF. DR MAURO WILTON DE SOUZA

Professor USP

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Université Sthendal de Grenoble, França (1992-1993). Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem experiências no ensino de pós-graduação e pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, tendo sido seu Coordenador entre 2013-2014. Tem outras publicações os livros: Novas linguagens. Ed.Salesiana, S.P. 2001; Sujeito, o lado oculto do receptor ( Org). Ed. Brasiliense, S.P. 1995; Recepção Mediática e espaço publico. Ed.Paulinas.S.P.2006; Mutações no espaço público contemporâneo. Co-autoria com Elizabeth Saad Correa. Ed.Paulus. SP. 2014.

PROFA. Nara Luiza Costa de Almeida

Professora USP

Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2011), tem extensões em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (2012) e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro (2013). Foi editora da revista "Comunicação Empresarial" e das séries de livros "Prêmio Aberje: Reconhecimento que gera valor" e da série "Cadernos de Comunicação Estratégica". Criou a série de eventos "Seminário Aberje de Gestão Cultural", focada no investimento corporativo em cultura. Atualmente, é consultora independente nas áreas de comunicação, planejamento estratégico, captação de recursos, cultura e gestão de relacionamentos. É professora do Cultura e Mercado, nos módulos de Comunicação para o curso de Formação em Captação de Recursos. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação social, comunicação empresarial, relações públicas, investimento corporativo em cultura, novas narrativas, comunicação e liderança, publicações, relações internacionais e planejamento de comunicação.

PROFA. MS. Sushila Vieira Claro

PROFA. MS. Sushila Vieira Claro

Professora USP

Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado 

PROF. Vinícius Alves Sarralheiro

PROF. Vinícius Alves Sarralheiro

Professor USP

Mestrando em Ciências da Comunicação (PPGCOM ECA-USP), na linha de pesquisa Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos. Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda também pela ECA-USP (2015), com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (2013), em Portugal. Possui mais de 6 anos de experiência profissional na área de Pesquisa de Mercado, tendo atuado em institutos e empresas, com muita experiência profissional em coleta de dados e desenho de questionário, além de metodologias qualitativas. As pesquisas atuais têm foco nos estudos de gênero e sexualidade, buscando traçar as possíveis relações com a publicidade, o consumo e o mercado através das ciências cognitivas, bem como na interseção com a saúde pública, com ênfase em estudos de prevenção e de conhecimento sobre HIV e outras ISTs. Atualmente é membro do Lab4C - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas na ECA-USP. 

PROFA. MS. Viviane Bezerra Menezes Penhalbel

PROFA. MS. Viviane Bezerra Menezes Penhalbel

Professora USP

Mestra em Ciências - Administração pela FEA-USP, Bacharel em Engenharia Civil pela POLI-UPE e Bacharel em Administração Hoteleira pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Decide a FEA-USP nas áreas de decisão, empreendedorismo e intuição. Certificada como Business Process Professional, CBPP®. Profissional com mais de 18 anos de experiência atuando como executiva de grandes empresas, consultora de negócios e professora pós-graduação e graduação. Fundadora e diretora da consultoria Transformar Gestão Empresarial. Áreas de atuação: Supply Chain, Planejamento Estratégico, Decisão, Gerenciamento de Projetos e Processos, Inovação, Design Thinking, Compras Estratégicas e Construção Civil. Experiência internacional na América do Norte, América Latina e Europa em mais de 10 países gerenciando equipes multiculturais, desenvolvidas principalmente na Unilever global, com fluência em três idiomas. Professora pós-graduação/graduação da FECAP, ESPM e Digicorp ECA-USP, com atuação na Escola de Negócios Saint Paul e Senac-SP nas disciplinas de Teoria da Decisão e Compras Estratégicas, Comunicação e Negócios, Decisões Empresariais, Design Thinking e Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desempenho da Cadeia Logística. 

PROF. MS. Wallace Chermont Baldo

PROF. MS. Wallace Chermont Baldo

Professor USP

Formado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e tem experiência em Comunicação Organizacional e Jornalismo nas áreas de tecnologia, telecomunicações, internet e mídias sociais. De 2013 a 2019, atuou como docente em cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), como "Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais", "Jornalismo Esportivo e Multimídias", "Mídias e Redes Sociais" e "Comunicação Corporativa". Em 2018, atuou como professor de pós-graduação lato sensu na UMESP no curso "Comunicação Empresarial". Foi bolsista do CNPq no Mestrado da UMESP e integrante do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.


PERGUNTAS FREQUENTES

Cópias simples:

  • RG (NÃO SERÁ ACEITO CNH NO LUGAR);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.

Cópias autenticadas em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade:

  • Diploma de Graduação  (Cópia autenticada em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade);
  • Histórico da sua graduação (Cópia autenticada em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade).

PORQUE DA AUTENTICAÇÃO:

Em cursos presenciais da ECA-USP, a secretaria consegue validar o documento original pela marca d'água. Já no ambiente online, não é possível realizar essa verificação. A cópia autenticada em cartório ou com autenticação online fornecida pela própria instituição de ensino nos permite atestar a veracidade do documento e garantir segurança de informações dos candidatos.

Sim, todas as aulas serão disponibilizadas para consulta após o termino da aula do dia, ficando disponível até 1 mês após a finalização do curso para visualização e entrega das notas para aprovação e recebimento do certificado.

Sim o certificado é totalmente digital. A emissão do seu certificado digital requer um prazo de aproximadamente 8 meses.

Os alunos aprovados receberão antecipadamente uma declaração de conclusão do curso.

Seu certificado será encaminhado pelo remetente [email protected] ao seu e-mail cadastrado na plataforma. Atente-se à sua caixa de SPAM.

Não é possível trancar o curso, apenas CANCELAR conforme a clausula 5 do Termo de Adesão do curso ( acesse aqui ). 

O Aluno deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso via e-mail, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o curso.


CONSULTE


MBA GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA AMBIENTES CORPORATIVOS

Certificado Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Carga Horaria 416 horas

Modalidade AO VIVO todas as Terças-feiras e Quintas-feiras. As aulas permanecem gravadas.

Horário 19h às 22h40

Inicio das Aulas 13/08/2024

Término das Aulas 13/04/2026

Pré-requisito Graduação Completa

Investimento Inscrição R$80,00 + Mensalidade 20x R$498,00


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