QUAL CONTEÚDO?
O curso tem por principal objetivo oferecer uma formação, ao mesmo tempo reflexiva e instrumental, em nível de especialização, focada no campo da comunicação digital e das mídias
interativas.
O conjunto temático ora proposto pretende desenvolver nos futuros participantes competências e habilidades na compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea,
nos ambientes corporativos e nos indivíduos, seja como atuantes nestes ambientes, seja como cidadãos.
A partir destas percepções, o curso objetiva desenvolver habilidades no uso e na aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de comunicação das
organizações em geral, como uma das possibilidades de ação integradora com as práticas mais inovadoras de comunicação e informação no atual cenário da sociedade da informação.
Com isso, são objetivos pedagógicos e formadores DigiCorp:
- Conhecer e entender a dinâmica de funcionamento da sociedade digital nesta segunda década do século 21 e seu impacto na atividade organizacional e no campo da comunicação;
- Preparar planos de comunicação integrada com a variável digital;
- Desenvolver ações de comunicação digital nos planos comunicacionais, publicitário e mercadológico;
- Desenvolver projetos web sob a óptica de relacionamentos nas mídias sociais;
- Aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos;
- Conhecer e aplicar os preceitos da ética e da propriedade intelectual relacionados aos meios digitais;
- Atuar no campo da comunicação digital de das mídias interativas de forma responsável e atualizada.
Aspectos de sociabilidade na contemporaneidade digitalizada
Ementa: Na contemporaneidade permeada por contextos digitais diversos, o individual e o social, o humano e o não-humano estão crescentemente imbricados em redes relacionais e sociotécnicas de ação, mediação e delegação. Atentar para as interações que perfazem estas redes nos leva a refletir sobre as características de persistência, replicabilidade, escalabilidade e buscabilidade e nas modulações nas subjetividades e nos modos de sociabilidade que elas ensejam.
Comunicação e negócios na era digital
Ementa: Alinhamento entre Estratégia de TI e Negócios. Mercado de TI. Gestão de Projetos e de Fornecedores. Projetos de CRM. Objetivo Espera-se que com essa disciplina o aluno possa: identificar a importância estratégica dos projetos de TI, contratar e gerenciar fornecedores de forma estruturada e conhecer as aplicações de Customer Relationship Management (CRM) e como elas podem impulsionar os resultados dos negócios. Conteúdos Alinhamento entre TI e Estratégia de Negócios: Visão tradicional; Visão de Porter; Integração da cadeia de valor; Impacto das novas tendências: Cauda longa; Redes sociais; Software as a service (SAAS); Mercado de TI: Empresas; Tipos; Certificações; Perfil dos profissionais; Escolha do fornecedor: Business case; Montagem da RFP; Seleção da melhor proposta; Modelos comerciais; Outsourcing; Banco de horas; Projetos; Pontos críticos: Gestão de projetos; Escopo; Definição; Mudanças; Qualidade das entregas; Prazos; Orçamento; Manutenção: Quem será responsável; Código fonte; Documentação; Negociação de conflitos; Gestão da mudança; Projetos de CRM: Ferramentas; Datawarehouse; Painel de controle - Business Intelligence; DataMining; Cases: Retenção de clientes em empresa de telecom; Prospeção de clientes em empresa de utilities; Visão 360 do cliente em companhia aérea.
Conceitos básicos de comunicação organizacional
Ementa: A disciplina trabalha os aspectos teóricos, metodológicos e aplicados do planejamento estratégico da Comunicação Organizacional. Analisa o planejamento de Relações Públicas como um processo,desenvolvido por meio de quatro etapas fundamentais: pesquisas/auditoria e construção de diagnóstico; planejamento/programação das atividades; implantação/execução; monitoramento das atividades e avaliação/mensuração de resultados. O curso estuda e avalia cases práticos de planos, projetos e programas específicos de Relações Públicas/Comunicação Organizacional, elaborando, em grupos, planos estratégicos de Comunicação para organizações em geral (privadas, públicas e do terceiro setor).
Design Thinking
Ementa: Compreensão e discussão de temas como: Design Thinking; Inovação; Pesquisa; Métodos de síntese em design.
Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais
Ementa: Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais Apresentação: Com a comunicação em rede, o planejamento de comunicação das marcas passa a ser estruturado com a correlação de variáveis como mercado, comportamento do consumidor e tecnologia da informação. Nesse contexto, emerge a necessidade de repensar o planejamento, desenvolvendo metodologias e processos adaptáveis rapidamente a contextos dinâmicos.
Ética das interações e a sociedade digital
Ementa: Partindo da discussão de autores clássicos (cínicos, hedonistas, aristotélicos, estoicos ou legalistas) e modernos (pragmáticos, deontológicos ou utilitaristas), a disciplina avalia como questões contemporâneas – como a maior transparência dos processos de gestão privada e pública em redes digitais, o empoderamento de minorias, a responsabilidade social e a sustentabilidade – devem ser discutidas focando suas fundamentações éticas.
Gestão de crises nos ambientes organizacionais e digitais
Ementa: Crises nas mídias sociais. Imagem e reputação em tempos de mídias digitais. Como gerenciar crises online. Políticas de comentários e normas de conduta em mídias sociais. Apresentar os principais conceitos de gestão organizacional. Evolução das escolas de Administração. A Administração contemporânea – tendências, planejamento e processos. Apresentar as atividades do comunicador dentro de um sistema organizacional.
Gestão simbólica dos processos comunicacionais nas sociedade em rede
Ementa: A comunicação segundo suas ferramentas e seus aportes sociais na contemporaneidade. Objetivo: Indagar criticamente conceitos e posturas teóricas disponíveis sobre o lugar das tecnologias e da comunicação social no contexto da moderna sociedade capitalista e de seus processos em mutação.
Inteligência artificial e algoritmos implicações comunicacionais
Ementa: Inteligência artificial, algoritmos, relação corpomente, máquinamente, homemmáquina. Objetivo Pensar criticamente sobre iniciativas relacionadas à inteligência artificial e suas implicações comunicacionais.
Interfaces digitais: design, estética e interações
Ementa: : A disciplina foca no olhar da estética e do design para uma leitura diferenciada dos conceitos de rede digital, compartilhamento e interação. Processos de interação e compartilhamento. Mediações.
Operações.
Introdução aos Métodos Quantitativos
Ementa: Conceitos básicos de estatística com as principais ferramentas da análise exploratória de dados tendo como finalidade capacitar o aluno a utilizar o raciocínio estatístico na tomada de decisões.
Jornalismo em tempos de mídias sociais
Ementa: Reflexão e discussão de temas como: Jornalismo contemporâneo; narrativas jornalísticas; empresas jornalísticas, ambientes numéricos.
Metodologia da Pesquisa em Comunicação Digital I e II
Ementa: Conhecimento científico e conhecimento empírico. O processo de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. Elaboração e estruturação de trabalhos acadêmicos, especialmente monografia. A pesquisa bibliográfica e documental. Fontes. Citações e referências bibliográficas segundo as normas da ABNT.
Modelos de comunicação nas organizações
Ementa: Reflexão sobre as temáticas que permeiam o ambiente contemporâneo da relação organização e públicos. Discussão de temas como: o contexto contemporâneo da comunicação nas organizações; a relação comunicação organizacional e sociedade, gestão estratégica de relacionamentos; modelos de comunicação e aplicação para o negócio nas organizações.
Processos redacionais em tempo real – criatividade
Ementa: : Esta disciplina irá tratar de temas como: relacionamento com marcas, criatividade em plataformas digitais, identidade e comportamento da marca.
Programa, conteúdos e narrativas
Ementa: A disciplina aborda o problema da produção de conteúdos e narrativas visuais, sonoras, audiovisuais ou multimidiáticas na comunicação organizacional em mídias digitais, dentro de uma perspectiva projetual (reflexão-proposição-produção) que, enquanto programa das atividades organizacionais nestes meios, se institui como a textualidade das comunicações digitais. Ainda identificar a temática da Compreensão de temas como: storytelling; a relação entre o storytelling e a comunicação nas organizações; design de histórias.
Teorias da Comunicação – Abordagens Clássicas
Ementa: O conteúdo Programático abordará as Teorias da Comunicação e a Comunicação Digital, destacando sua epistemologia e seus paradigmas. Abordará ainda o paradigma midiológico e os estudos culturais diante o debate sobre Midiatização.
Teorias da Comunicação: Abordagens Contemporâneas
Ementa: Apresentar os principais conceitos de gestão organizacional. Evolução das escolas de Administração. A Administração contemporânea – tendências, planejamento e processos. Apresentar as atividades do comunicador dentro de um sistema organizacional.